Pular para o conteúdo

Dia: 11 de abril de 2025

Ludmilla Fiscina debate reabilitação de pacientes com câncer de cabeça e pescoço e anuncia audiência pública sobre o tema

A deputada estadual Ludmilla Fiscina (PV) recebeu, nesta quinta-feira (10), em seu gabinete na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o médico cirurgião de cabeça e pescoço Lucas Silva e a fonoaudióloga Laiane Lima, ambos do Hospital Aristides Maltez, referência em oncologia no estado. A reunião deu continuidade às ações em torno do Projeto de Lei […]

Deputada Estadual

Todos os direitos reservados

Meu nome é Ludmilla Fonseca Fiscina, nasci em 30 de maio de 1980. Sou natural de Alagoinhas, Bahia, filha de Maria Aucilene Fonseca Fiscina e João Batista Fiscina, irmã de Fabrizzio Leandro Fonseca Fiscina. Sou casada com Joaquim Belarmino Cardoso Neto, atual prefeito de Alagoinhas, com quem tenho uma filha, Valentina Fonseca Fiscina Cardoso.

Eleita em 2022 para a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) com 60.921 votos, tornei-me a primeira mulher de Alagoinhas e região agreste a se eleger deputada estadual. Sou filiada ao Partido Verde (PV), estou como vice-líder da Federação Brasil da Esperança, composta pelos partidos PT, PV e PCdoB, e cumpro mandato de 1º de fevereiro de 2023 até 31 de janeiro de 2027.

Inicio meu mandato integrando importantes comissões na Casa Legislativa baiana. Professora universitária com 18 anos de experiência no serviço público, especialmente nas áreas social, da educação e de combate à violência contra a mulher, fui eleita membro da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública, da Comissão de Saúde e Saneamento e da Comissão dos Direitos da Mulher. Os colegiados foram instalados no dia 8 de fevereiro de 2023, pela AL-BA, e são válidos para o primeiro ano da 20ª Legislatura.

Além da importância dessas comissões para a sociedade, elas fazem muito sentido para a minha história de vida pessoal, pública e política. Através delas, reafirmo o meu compromisso de participar dos debates com sabedoria e responsabilidade para melhorar a vida de baianas e baianos que confiam em meu trabalho e anseiam por mudanças.

Trajetória

Política e educação sempre andaram de mãos dadas na minha vida. Filha de professora, fui influenciada por minha mãe a amar o conhecimento e a usá-lo para transformar vidas. Minha mãe sempre me inspirou em todos os aspectos, educacional e social, na sensibilidade de lidar com o próximo como então primeira-dama de Alagoinhas. A experiência que tenho como educadora mostraria isso na minha vida adulta. E, anos mais tarde, repetindo a história de minha mãe, depois como primeira-dama do município, na condição de esposa de Joaquim Neto.

A política sempre foi uma realidade para mim. Desde pequena, eu convivia com o meu avô Benigno Fonseca, que exerceu a vereança em Nova Soure por alguns mandatos, numa época em que vereador não era remunerado. O objetivo dele era servir ao povo humilde da sua terra. O irmão gêmeo de meu avô, chamado de Ioiô, também exerceu o mesmo papel na função social de cuidar de quem mais precisa. Nas minhas lembranças de infância, um dos projetos idealizados pelo meu avô foi a construção de uma lavanderia para as mulheres que lavavam suas roupas no rio, com bacias, usando pedras que ficavam nas beiradas como apoio. Quando não saia de carro, usava o cavalo para atender às solicitações. Seu trabalho foi inspiração e orgulho para mim do serviço com amor e dedicação ao próximo, por isso minha eterna gratidão aos dois pelo exemplo de doação.

Trajetória

Meu pai, que já foi vice-prefeito e prefeito do município de Alagoinhas, não era diferente. Do único irmão, Fabrizzio, que é educador e empresário, conto com o amor e apoio incondicional em todos os meus projetos de vida. Das influências paternas e maternas, trilhei o meu próprio caminho, com minhas próprias convicções, sonhos e ideais. Quis compreender as pessoas, para isso estudei sobre elas. Quis cuidar de gente, para isso me dediquei, com amor, à vida pública. Quis transformar vidas, para isso segui o caminho da educação. Para ser político tem que gostar de gente, esse é o lema de vida que me segue, desde pequena até agora, como deputada estadual.

Vida pública

Com 14 anos de dedicação à área social, no município de Alagoinhas, passei pelas funções de coordenadora, diretora, subsecretária e secretária da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas); fez parte do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Conselho Afrodescendente; fui diretora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) e da Casa Abrigo; além de assumir a direção de Desenvolvimento e Gestão Escolar da Secretaria de Educação. Na Assembleia Legislativa da Bahia, já atuei como secretária parlamentar.

Como secretária de Assistência Social de Alagoinhas, realizamos relevantes ações em prol de pessoas em situação de vulnerabilidade, com a implantação do primeiro abrigo municipal para pessoas em situação de rua; a requalificação da casa de acolhimento para mulheres em situação de violência, com campanhas de combate à violência contra as mulheres e a ampliação da rede de proteção para elas, incluindo o reforço da Patrulha Maria da Penha no município e a implantação da Ouvidoria para Elas, um canal de atendimento para receber as demandas das mulheres da cidade.

Ainda na Assistência Social, implantamos o Centro Integrado, local que concentra todos os serviços para a população mais carente, além de entregar o segundo Conselho Tutelar, ampliando a capacidade do município de zelar pela proteção de crianças e adolescentes.

Vida Pública

Outras ações, como cursos de empreendedorismo, profissionalizantes e oficinas para geração de renda também foram realizados sob nossa condução, bem como o apoio a diversas entidades que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social, como lares para crianças e idosos, Apae, Associação Pestalozzi e outras, além de ações como Caravana da Alegria para as crianças; Bolsa Família Itinerante; Drive-Thru Solidário; qualificação e fortalecimento da rede de atendimento com audiências públicas, seminários, oficinas e workshops.

Formação

Sou formada em Administração de Empresas pela Faculdade Olga Metting; mestra em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social pela Fundação Visconde de Cairu; especialista em Docência Superior pela Universidade Estácio de Sá; especialista em Gestão de Pessoas pela Facex e possuo MBA em Administração pela Unifacs. Também possuo formação e pós-graduação em Terapia Transpessoal e formação em Líderes e Coaching pela Sociedade Latino Americana de Coaching  (SLAC).

Atualmente licenciada, sou docente da Faculdade Santíssimo Sacramento nos cursos de Administração e Engenharia e coordenadora dos cursos de pós-graduação em Gestão de Pessoas e da Política de Assistência Social, na mesma instituição. Fui professora substituta do curso de Análise de Sistemas e Sistemas de Informação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb); professora titular de Graduação em Administração e Engenharia da Produção e Coordenadora da Pós-graduação em Gestão de Pessoas com ênfase em Consultoria e da Pós-Graduação em Gestão da Política de Assistência Social. Lecionei no curso de Administração da Unibahia e da FTC e coordenei o MBA em Líderes e Formação em Coaching. Também sou docente na Fatec desde 2014.

Previous
Next