O município de Conceição da Feira, localizado no território de identidade do Portal do Sertão, festejou 79 anos de emancipação política e administrativa no dia 23 de julho. A passagem da data magna do povo conceiçoense foi registrada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) pela deputada Ludmilla Fiscina (PV).
Em sua moção de congratulações, a parlamentar destacou que a cidade é conhecida como Capital do Frango e tem atividade econômica forte, baseada na avicultura, com pequenos produtores individuais prestando serviços para as grandes empresas instaladas na região.
No segmento cultural, a deputada lembrou que o município de Conceição da Feira também é conhecido pelo samba de roda e pelas festas tradicionais, a exemplo do São João, com o Arraiá do Chamego e a Caminhada do Jegue. “Estes eventos vêm atraindo significativo número de pessoas de todo o estado”, frisou.
Já no campo do turismo, acrescentou Ludmilla Fiscina, os principais atrativos incluem as paisagens naturais da Serra da Putuma e do Rio Paraguaçu, que propicia incríveis passeios de barcos. Além disso, a moção da legisladora enaltece o patrimônio arquitetônico da cidade, composto pela Igreja Matriz de Senhora da Conceição, as Praças da Matriz, da Bandeira e Conceição Velha.
Localizado a 120 quilômetros de Salvador, o município de Conceição da Feira possui população estimada em 21.499 habitantes, conforme mostrou estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado em 2024. O território conceiçoense possui limites com os municípios de Antônio Cardoso, Cachoeira, Cabaceiras do Paraguaçu, Governador Mangabeira e São Gonçalo dos Campos.
Foto: AscomALBA/AgênciaALBA