A deputada Ludmilla Fiscina (PV) felicitou o povo de Água Fria pela passagem do 63º aniversário de fundação do município, por meio de uma moção de congratulações apresentada na Assembleia Legislativa. A parlamentar enalteceu a população local, estimada em 17.398 habitantes, segundo dados do Censo Demográfico do IBGE de 2022.
No documento, a legisladora também exaltou a história do município. Conforme ressaltou, Água Fria era ocupado por Índios Tapuias, cuja aldeia foi descoberta por padres da Companhia de Jesus, os Jesuítas, que se estabeleceram neste território devido à fertilidade do solo e escolheram São João Batista como padroeiro, no ano de 1562.
De acordo com Ludmilla Fiscina, nesta época, além de ter se iniciado a catequização dos indígenas, também foi realizada a construção da Igreja que utilizou a mão de obra de escravos africanos trazidos nos navios negreiros no início do século XVI, quando a igreja passou a abrigar um Colégio Jesuíta que servia como sede do Terço de Ordenança, com Escola de Gramática Latina, além de possuir um Pelourinho, forca na praça e um Senado de Câmara.
Por fim, a parlamentar informa que o município de Água Fria está localizado a 146 quilômetros de distância de Salvador.