A deputada estadual Ludmilla Fiscina (PV) esteve reunida na última sexta-feira (2) com a secretária de Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana, em audiência que contou também com a presença dos prefeitos Anísio Madeirol (Conde), Agamenon Coelho (Araçás) e Tonho Cardoso (Aramari). Durante o encontro, Fiscina protocolou 14 ofícios solicitando investimentos para o fortalecimento da saúde pública dos três municípios.
Para o município de Conde, a deputada pleiteou a realização da Feira Saúde Mais Perto, com foco no atendimento a comunidades rurais, além da solicitação de cinco ambulâncias tipo D. Duas seriam destinadas ao Hospital Municipal Givaldo Fontes e três atenderiam as localidades de Sítio do Conde, Altamira, Vila do Conde, Poças e Siribinha, regiões afastadas da sede e com alta demanda por transporte em saúde.
Fiscina também solicitou a aquisição de equipamentos hospitalares para o funcionamento do hospital municipal, como RX digital, ventilador pulmonar, monitores multiparamétricos e mobiliário, além da reforma e ampliação da própria unidade, com base em laudo técnico que identificou problemas estruturais. Outro pedido importante foi a requalificação da base descentralizada do Samu, com o objetivo de melhorar a resposta a emergências no município.
Ainda para Conde, a deputada defendeu a reforma de seis Unidades de Saúde da Família (USF), com intervenções em telhados, instalações elétricas e hidráulicas, acessibilidade e climatização. Foram solicitados também nove kits de informática para as USFs e implantação de prontuário eletrônico, dez kits UBS para estruturação das unidades básicas de saúde, nove kits de imunização para fortalecer a campanha vacinal e duas vans para o Transporte Fora do Domicílio (TFD), considerando a demanda por tratamentos de média e alta complexidade fora do município.
Para Araçás, foram apresentados dois ofícios. Um deles solicita o envio de kits UBS, kits odontológicos e câmaras frias para as unidades básicas de saúde que atendem milhares de moradores, além de equipamentos e mobiliário hospitalar para a unidade mista do município. Os pedidos incluem itens como camas hospitalares, berçário aquecido, aparelho de ultrassonografia, desfibrilador, bomba de infusão, entre outros.
Já para o município de Aramari, a deputada reiterou a solicitação de apoio para comunidades quilombolas com reparos e aquisição de equipamentos para UBSs, a destinação de uma van para o TFD e a implantação de duas unidades da academia da saúde.
“Esses pedidos são fruto do diálogo com os prefeitos e secretários municipais, que conhecem de perto a realidade das suas populações. Nosso mandato tem o compromisso de trabalhar para que a saúde pública seja fortalecida em cada canto da Bahia”, destacou Ludmilla Fiscina.
Foto: Aluísio Neto