Clique aqui e acesse nossas redes sociais

Notícias

Ludmilla Fiscina parabeniza Cabaceiras do Paraguaçu

Cabaceiras do Paraguaçu completou, nesta sexta-feira (13), 36 anos de fundação e emancipação política. A passagem da data magna do município foi celebrada, na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA), com uma moção de congratulações, ao povo do município, registrada pela deputada Ludmilla Fiscina (PV), que contou um pouco, no documento, sobre a trajetória da importante cidade do Recôncavo baiano.
O município está localizado a 150 km de distância de Salvador, possuindo uma área territorial de 213,550 km2, para uma população estimada de 18.512 habitantes, segundo o Censo IBGE/ 2018. Cabeceiras do Paraguaçu está situado na Zona Fisiográfica da Região do Recôncavo, fazendo limite com os municípios de Antônio Cardoso, Castro Alves, Conceição da Feira, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Muritiba, Santo Estevão e Sapeaçu.
A legisladora lembra que a cidade foi distrito de Muritiba, quando em 13 de junho de 1989 foi emancipada através da Lei Estadual nº 5.010. Terra do poeta dos escravos Castro Alves, foi na Fazenda Cabaceiras que ele nasceu e viveu por alguns bons anos. Ludmilla destaca também que o município é composto por belas paisagens e pontos turísticos, como a nascente de Olhos D’água, que apesar da degradação ambiental, como aquecimento global e desmatamento, continua viva e transbordando beleza para os moradores e visitantes.
Ao finalizar o documento, a autora da moção solicita que a Mesa Diretora da Casa Legislativa encaminhe a proposição para conhecimento do prefeito e dos vereadores do município de Cabaceiras do Paraguaçu, que festejou 36 anos de emancipação política neste 13 de junho de 2025.

Compartilhe

Mais Notícias