A deputada Ludmilla Fiscina (PV) inseriu, nos anais da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), uma moção de congratulações pela passagem do aniversário de 90 anos do município de Conde, ocorrido dia 10 de agosto. O município está situado na Região do Litoral Norte da Bahia, a 181 quilômetros de distância de Salvador, fazendo divisa com Esplanada, Jandaíra e Rio Real e com uma população estimada em 24.434 habitantes, segundo Censo do IBGE/2024.
Os primeiros habitantes de Conde foram os Índios Tupinambás. Com a concessão de Garcia D’Ávila, colonos portugueses exploraram as terras, quando naquela oportunidade foi criado o povoado de Itapicuru de Baixo. Em 1912, a sede da Vila do Conde foi transferida para o município de Esplanada. Somente em 1935, Conde foi desmembrado de Esplanada, tornando-se entidade autônoma.
Atualmente, Conde se destaca na região pelo grande potencial turístico, concentrando diversas atrações que fazem a alegria de nativos e visitantes de diversas partes do Brasil, a exemplo de rios, cachoeiras, dunas e construções históricas. De acordo com a parlamentar,” suas belíssimas praias, de 40 quilômetros de extensão, fazem parte de uma das zonas turísticas mais famosas do Estado da Bahia, chamada de Costa dos Coqueiros”. A deputada fala ainda, no documento encaminhado à Casa Legislativa, sobre suas dunas, com 30 metros de altura, denominadas de Cavalo Russo, “uma brincadeira que encanta pessoas de todas as idades”.
Ludmilla Fiscina destaca também a Praia dos Artistas, entre as mais de dez praias existentes na localidade, e o Sítio do Conde, um dos pontos mais procurados por concentrar a maioria das hospedarias locais e uma infraestrutura turística. Ela ressalta ainda que, por se tratar de uma antiga vila de pescadores, o ambiente mistura rusticidade e sofisticação que encantam os visitantes. “Parabéns à população, aos gestores municipais e vereadores deste importante município da Bahia pela passagem de aniversário da emancipação política”, finalizou a legisladora.
Foto: AscomALBA/AgênciaALBA



